Atividades do Conselho Municipal do Idoso ganham apoio do governo
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Proteção Social Básica Módulo II, da Secretaria de Assistência Social (SAS), tem apoiado as atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal do Idoso, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Na quarta-feira passada, dia 21, por exemplo, houve homenagens antecipadas às comemorações ao Dia Mundial do Idoso, no Grapiúna Tênis Clube.
Para dona Mariana Ribeiro, moradora do bairro Novo Jaçanã, a data é mais que relevante. “Nós merecemos nos alegrar, principalmente no nosso dia”, tendo ficado alegre com a apresentação de canções pelo coral da CEPLAC que abrilhantou a festa com sua participação, além dos adolescentes assistidas pelo do Lar Fabiano de Cristo e do Programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes que realizaram apresentações de música e dança.
“Fiquei muito feliz em participar desta festa cheia de alegria”, afirmou o aposentado Lourival Ribeiro, que se disse agradecido pelo reconhecimento aos idosos por parte de figuras públicas da sociedade itabunense tais como o radialista Ramiro Aquino, o ex-presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, Andirlei Nascimento, do advogado Othon Dantas, do procurador-geral do município, Mateus Santiago, e do coordenador da Assistência Social do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, o assistente social Luciano Lopes.
O Dia Mundial do Idoso é comemorado em 1º de outubro, tendo sido instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem do Dia do Idoso é a de passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.